O telescópio espacial James Webb tirou suas primeiras fotos de Netuno. As imagens capturadas do planeta foram divulgadas na manhã desta quarta-feira (21) pelas agências espaciais NASA e ESA, dos Estados Unidos e da Europa, respectivamente.
O gigante de gelo é o oitavo planeta mais distante do Sol no nosso sistema solar e teve suas principais características observadas com uma perspectiva totalmente nova após o mais recente avanço da astronomia internacional.
Leia mais: “Pensar no uso de armas nucleares é loucura", afirma Papa Francisco
Prefeito de cidade baiana discute com policiais e dispara: "Quem manda nessa p* sou eu"
(A visão de Netuno com o passar dos anos / Crédito:NASA, ESA, CSA, STScI)
Nas novas imagens, as mais nítidas em pelo menos 30 anos, é possível ver seus anéis (Não é só Saturno. Netuno tem pelo menos cinco anéis principais, que por sua vez são formados por bilhões de partículas de rocha, gelo e poeira) e algumas faixas de poeira mais fracas.
Netuno é o único planeta do nosso sistema solar que não é visível a olho nu. O telescópio também conseguiu capturar sete de suas 14 luas conhecidas.
Anteriormente, o James Webb já havia capturado sons traduzidos das imagens capturadas, bem como fotos do primeiro planeta fora do sistema solar, de Júpiter e de Marte.
REDES SOCIAIS