Um artigo publicado nessa segunda-feira (17) na revista científica Nature Microbiology mostra que cientistas do Instituto de Pesquisa Médica de Doenças Infecciosas do Exército dos Estados Unidos (USAMRIID-EUA) detectaram a presença do monkeypox, vírus causador da varíola dos macacos, nos testículos de primatas.
A descoberta reforça a possibilidade de que a transmissão da doença possa acontecer por meio de relações sexuais. A ideia já havia sido abordada por pesquisadores anteriormente, tendo em vista o surto da doença no planeta.
Leia mais: Correios vão leiloar mais de 41 mil itens que não foram entregues aos destinatários
Existe vida fora da Terra? "A gente talvez nem conheça todas as variáveis", avalia Sérgio Sacani
“Nós detectamos o vírus da varíola dos macacos em células intersticiais e túbulos seminíferos dos testículos, bem como no lúmen do epidídimo, que são os locais de produção e maturação de espermatozoides”, explica o autor sênior do estudo.
No meio do ano, pesquisadores da Itália e da Espanha já haviam detectado o DNA do vírus no sêmen de pacientes infectados. A Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo, também já chegou a admitir a possibilidade da infecção pelo sexo.
REDES SOCIAIS