O Roda Viva recebe o ex-ministro e ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab nesta segunda-feira (24).
Fundador e presidente do Partido Social Democrático (PSD), ele é um dos principais articuladores políticos do país. Na corrida ao Governo do Estado de São Paulo, trabalha pela candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos).
No programa, Kassab respondeu sobre a composição no Supremo Tribunal Federal (STF). Nas últimas semanas, a discussão sobre a mudança na composição da Corte ganhou força na campanha de Bolsonaro. O mandatário disse em um podcast que, caso fosse reeleito, iria avaliar o aumento do número de ministros na Corte.
Para chegar ao STF, o presidente precisa indicar um ministro, a partir da indicação, o nome é sabatinado no Senado Federal, que aceita ou não a nomeação.
“Eu discordo da composição do Supremo. Eu acho que isso é muito grave, um governo eleito querer mudar o Supremo para ter uma maioria, a Constituição é muito sábia, ela dá ao Supremo controle vitalício, uma mudança agora, acrescentando membros para ter maioria seria como golpe. Eu sou contra”, diz.
“Essa questão foi levantada por um ou outro, mas já morreu. Sobre o mandato, você pode até pensar em uma mudança daqui para frente, eu defendo que um ministro do Supremo seja indicado com uma idade mínima, eu não defendo mandato, para que ele[ministro] não fique muito tempo, é bem adequado pelo Brasil”, acrescenta.
Participam da bancada de entrevistadores Pedro Venceslau, repórter de Política do Estadão, Carolina Linhares, repórter de Política da Folha de S. Paulo, o apresentador do UOL e do BandNews TV Diego Sarza, o jornalista da Rádio CBN Leandro Gouveia, e Tatiana Farah, repórter da Brasília Alta Frequência (BAF).
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa irá ao ar ao vivo às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS