No Estação Livre desta semana, Cris Guterres recebeu a chef de cozinha Bela Gil e o coordenador de justiça social e econômica da Oxfam Brasil, Jefferson Nascimento, para conversar sobre segurança alimentar.
Durante o debate, a apresentadora reforçou que uma alimentação adequada é direito constitucional. Ela questiona os convidados: onde foi a falha dessa garantia?
“Quando o governo priorizou o combate à fome no Brasil, a gente produziu políticas públicas fundamentais. Mas com o desmonte disso, a gente vê a situação atual, onde mais da metade da população não sabe quando fará a próxima refeição”, disse Bela Gil.
A chef mencionou o geógrafo Josué de Castro, que dizia que a fome não é um problema técnico, e sim político.
“A fome é uma ferramenta de manipulação, porque uma pessoa com fome aceita qualquer coisa”, complementou.
Já Jefferson, analisou a função do agronegócio no combate à fome. Ele responde para Cris que o setor tende mais a não se interessar por garantir alimentos a todos do que não conseguir realizar essa tarefa.
“O cenário de grande produção se beneficia do fluxo internacional, que faz com que seja mais vantajoso exportar os produtos do que vender no meio interno”, explicou.
Veja a reflexão completa:
Leia mais: "Se eu comprar gás, não tenho dinheiro para comer”, revela dona de casa
Assista ao programa na íntegra:
O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura.
REDES SOCIAIS