A Fiocruz divulgou o Boletim InfoGripe nesta quinta-feira (10) e destacou o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causadas pela Covid-19 em quatro estados brasileiros. O sinal de alerta ligou no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Importante destacar que a análise do último boletim leva em consideração o período de 30 de outubro a 5 de novembro. No documento, o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, explicou que o número de locais com tendência de alta pode ser maior.
“Como os dados laboratoriais demoram mais a entrar no sistema, é esperado que os números de casos das semanas recentes sejam maiores do que o observado nesta atualização, podendo inclusive aumentar o número de estados em tal situação”, revelou o pesquisador.
Mesmo com o surgimento de uma nova subvariante da ômicron no Brasil, Gomes disse no boletim que ainda é cedo para atribuir a ela o crescimento de casos. Na visão dele, pode ser uma questão da sazonalidade do vírus.
Leia também: Dona Onete é internada em UTI de Belém com infecção pulmonar
"Diferente do Influenza e outros vírus respiratórios com tipicamente um pico por ano, a Covid-19 pode estar se encaminhando para uma realidade na qual a gente tenha que conviver com dois momentos do aumento da sua circulação", completou.
Nas últimas quatro semana, a prevalência da Covid-19 entre os casos de SRAG foi de 36,9%. Já nos pacientes com vírus sincicial respiratório (VSR), que causa bronquiolite principalmente em crianças, foi de 26,1%.
REDES SOCIAIS