O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou, na noite da segunda-feira (14), a Sharm el-Sheik, no Egito, para participar da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP27).
Nesta terça-feira (15), o petista vai se encontrar com o enviado especial dos Estados Unidos para o Clima, John Kerry. Lula ainda deve conversar com representantes dos governos da Alemanha e China.
Leia mais: Guerra entre Rússia e Ucrânia pode estar perto do fim, afirma Zelensky a líderes do G20
Existe a expectativa de que Lula anuncie o novo ministro o nome do futuro ministro ou futura ministra do Meio Ambiente.
Ontem, a deputada federal eleita e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede-SP) disse que Lula terá como prioridade na política ambiental o combate ao desmatamento. A declaração aconteceu durante uma entrevista à BBC News.
“O presidente Lula mudou. Naquela época, as diretrizes de controle e participação social, o combate às atividades ilegais, a política ambiental, eram diretrizes só do Ministério do Meio Ambiente. Agora, o próprio presidente assumiu que essas instâncias serão de todo o governo. Lula disse que a política ambiental vai ser transversal. Ele afirmou que o clima está no mais alto nível de prioridade e queremos chegar ao desmatamento zero”.
Marina foi ministra do Meio Ambiente entre 2003 e 2008, durante a primeira passagem de Lula pela presidência.
Outros representantes do país estão na COP27. Pelo menos cinco governadores dos estados que compõem a região da Amazônia Legal vão entregar uma carta a Lula com o objetivo de fazer uma aliança com o governo federal para a preservação do local.
Leia também: “Extremistas terão a aplicação da lei”, diz Moraes após ataques
REDES SOCIAIS