O deputado federal Sanderson (PL-RS) enviou um pedido à Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo a investigação da viagem do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Egito, à COP27.
O presidente eleito viajou ao Egito na aeronave do empresário José Seripieri Junior, proprietário da aeronave.
Lula e Seripieri foram juntos à conferência, no avião do empresário. José é fundador da Qualicorp e dono da Qsaúde. Os dois são amigos há cerca de 10 anos. A viagem de Lula no Jato de Seripieri gerou reações nas redes sociais e críticas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Não existe almoço grátis, a preocupação é proteger o país de relações espúrias como essas, nada republicanas, que já custaram muito à nação brasileira”, diz o deputado.
O parlamentar ainda pede que as circunstâncias nas quais ocorreu a “carona” sejam apuradas.Segundo ele, o custo do aluguel da aeronave "gira em torno de US$ 10 mil a hora". "Trata-se de um fretamento milionário cujas circunstâncias merecem urgente apuração", escreveu.
"Sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Excelência a instauração de investigação criminal com o objetivo de apurar o motivo e em que circunstâncias houve o empréstimo de aeronave particular do Sr. JOSÉ SERIPIRI JÚNIOR ao Sr. LUÍS INÁCIO LULA DA SILVA, para realizar viagem ao Egito", completou.
Em junho de 2020, Seripieri foi preso pela Polícia Federal durante uma operação que apurava supostos pagamentos ilícitos à campanha do senador José Serra (PSDB-SP). Pouco tempo depois ele foi solto.
A aeronave é do modelo Gulfstream G600, ela possui capacidade para transportar 12 pessoas e autonomia para voar direto ao Egito.
Ontem, o vice-presidente eleito e coordenador da transição de governo, Geraldo Alckmin, também falou sobre o tema, “A informação que tenho é que não é emprestado, [o empresário] está indo junto para a COP. Não tem empréstimo, estão indo juntos no mesmo avião, estão indo mais pessoas, ex-governador, lideranças políticas ambientais, todos juntos", afirmou na ocasião.
Wellington Dias (PT-PI), coordenador do Orçamento na equipe de transição do presidente eleito, também defendeu Lula no Roda Viva.
“Você tem uma situação de um presidente eleito, ele não é presidente da República, ele não utiliza de voos do governo. Hoje, o Lula é uma pessoa física, ele, por conta disso, não tem qualquer regra que o impeça de pegar carona. Não tinha dinheiro para fretar uma aeronave para ir ao Egito. O PT não tinha esse dinheiro. O Lula foi de carona com o empresário”, afirmou.
REDES SOCIAIS