O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (16) que pedirá ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, para que a COP de 2025 seja realizada na Amazônia.
Lula deu a declaração no Egito ao discursar no evento "Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática", relacionado à COP-27.
Leia também: Nasa inicia missão Artemis l após vários adiamentos
Em 2019, o Brasil iria sediar a COP-25, mas a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL), a conferência foi transferida de país e aconteceu na Espanha.
"Nós vamos falar com o secretário-geral da ONU e vamos pedir para que a COP de 2025 seja feita no Brasil e, no Brasil, seja feita na Amazônia. E, na Amazônia, tem dois estados aptos a receber qualquer conferência internacional, que é o estado do Amazonas e o estado do Pará", afirmou Lula nesta quarta.
Leia também: Joe Biden diz que míssil que atingiu a Polônia pode não ter sido disparado pela Rússia
Em seguida, o presidente eleito acrescentou: "Acho muito importante que seja na Amazônia e acho muito importante que as pessoas que defendem a Amazônia e que defendem o clima conheçam de perto o que é aquela região."
Lula foi convidado pela organização da COP-27 após ter vencido as eleições. É a primeira viagem dele ao exterior como presidente eleito.
REDES SOCIAIS