Apesar de muitos tratarem como piada, muitos apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro seguem na frente de quartéis do Exército e disparando fake news nas redes sociais. Para o cientista político Leonardo Sakamoto, é preciso muita atenção com essa parcela da sociedade e há a necessidade de desmobilizá-la.
“É extremamente preocupante. Você tem um pedaço da sociedade brasileira que não acredita na realidade, nos fatos. O próprio ex-presidente fugiu para a Flórida para não entregar a faixa e não ter problemas com a justiça, porque sabia que tinha acabado o governo. Mas tantos apoiadores absorveram as informações passadas por ele de que o Lula não assumiria, e acreditaram que realmente não assumiu”, explica.
Leia também: Haddad critica política econômica de Bolsonaro: “Irresponsabilidade tomou conta do país em 2022”
Sakamoto ainda lembra que essa parcela de apoiadores representa uma alta quantidade de brasileiros. Para exemplificar, cita um dado da DataFolha de 2019, quando foi identificado que 7% das pessoas acreditam que a Terra é plana.
“Dentre esse grupo de pessoas [terraplanistas], estão também esses apoiadores do Bolsonaro, que estão rezando para pneu, esperando a intervenção de E.Ts, acreditando que o General Heleno é o chefe na nação e que Lula não assumiu e está preso. Desse pessoal, não é brincadeira, tivemos a tentativa de um ataque terrorista”, afirma.
Assista ao comentário completo:
REDES SOCIAIS