Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução / Flickr Lula Oficial
Reprodução / Flickr Lula Oficial

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs a chefes de estado do continente a realização de uma inédita Cúpula da Amazônia ainda no primeiro semestre de 2023. A sugestão foi feita aos líderes nos encontros bilaterais realizados nos dias que sucederam a posse.

A ideia do petista é reunir países cujos territórios fazem parte do bioma: Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa e Suriname. A Cúpula da Amazônia deverá ser organizada pela Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Leia também: Os segredos de Bolsonaro

Membro da missão Apollo 7 em 1968, Walter Cunningham morre aos 90 anos

A informação de interlocutores que acompanharam os encontros é de que a ideia foi bem recebida pelos representantes dos países. A França também deve ser convidada por causa da Guiana Francesa, território ultramarino francês. Outros países que não fazem parte da Amazônia devem ser convidados como observadores do encontro.

Além do resgate da pauta ambiental e da cooperação entre países, a organização da Cúpula da Amazônia busca fortalecer os países da região no debate sobre o bioma e cacifar o Brasil para sediar a Cop-30, em 2025.