Entenda o porquê de o Dia de Reis ser celebrado em 6 de janeiro
A data marca o fim do ciclo das celebrações natalina na tradição cristã
06/01/2023 10h33
O Dia de Reis, celebrado no dia 6 de janeiro, é popularmente conhecido como o momento em que se encerram as celebrações natalinas e a árvore de Natal é desmontada.
De acordo com a tradição católica, no dia 6 de janeiro os três reis magos (Baltasar, Gaspar e Melchior) vindos do Oriente para adorar o menino Jesus, os magos ofereceram presentes ao recém-nascido. Gaspar levou incenso, Belchior entregou ouro e Baltazar, mirra, uma espécie de resina. Nessa data também foi revelado o nascimento dele para o resto do planeta.
A data também é conhecida como dia da Epifania ou Teofania, isso quer dizer a revelação, chegada ou confirmação de que Jesus teria chegado.
Segundo a história, os três reis partiram do Oriente até Belém sendo guiados por uma estrela que passou a ser chamada de “Estrela de Belém”. O Dia de Reis é celebrado 12 dias após o nascimento de Cristo.
Por ser conhecido como o fim do ciclo natalino, o dia passou a ser tradicionalmente conhecido como o dia em que as famílias guardam os enfeites.
Leia mais: Pai protege a filha de tentativa de feminicídio e acaba baleado no Ceará; Homem acusado de ter assassinado a ex-namorada na Austrália vai a júri popular
REDES SOCIAIS