Notícias

Lula sanciona lei que cria o Dia Nacional das Tradições das Raízes Africanas e Nações do Candomblé

Data será comemorada no dia 21 de março


06/01/2023 13h49

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou a Lei 14.519/2023, que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, a ser comemorado anualmente no dia 21 de março. A sanção foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira (6).

Segundo a Agência Senado, a nova lei teve origem em um projeto do deputado federal Vicentinho (PT-SP). O texto foi aprovado tanto na Câmara dos Deputados como no Senado.

Leia também: Prazo para justificar ausência em 2º turno das eleições termina na próxima segunda-feira (9)

Originalmente, o projeto previa a comemoração no dia 30 de setembro. Entretanto, quando tramitou no Senado, o relator da matéria na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), senador Paulo Paim (PT-RS), propôs alterar a data. Ele argumentou que o dia 21 de março foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.

“A ocasião relembra o massacre de 69 pessoas negras que protestavam pacificamente contra o regime de segregação racial na África do Sul, em 1960”, explicou Paim na ocasião em que a matéria foi aprovada na CE.

Ainda durante a análise do projeto no Plenário do Senado, Paim ressaltou que até os anos 1960 os praticantes do candomblé se concentravam principalmente nos estados da Bahia e de Pernambuco. Posteriormente, com os movimentos migratórios de nordestinos para a região Sudeste do país, o candomblé se expandiu.

Leia também: Ex-presidente da Petrobrás é nomeado secretário de Gestão e Governo Digital de São Paulo

Estima-se que 3 milhões de brasileiros sejam praticantes da religião. Somente na cidade de Salvador, existem aproximadamente 2.230 terreiros registrados.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prazo para justificar ausência em 2º turno das eleições termina na próxima segunda-feira (9)

Ex-presidente da Petrobrás é nomeado secretário de Gestão e Governo Digital de São Paulo

“Tenho obsessão em acabar com a fome no país”, afirma Lula em reunião

Bolsonaristas gritam e choram após guardas municipais desmontarem acampamento em MG

"Não mandamos no Congresso, nós dependemos dele", diz Lula