Notícias

Telescópio James Webb captura imagens de galáxias mais antigas já registradas, de cerca de 11 bilhões de anos atrás

A descoberta foi feita por astrônomos da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos


07/01/2023 15h57

Uma recente pesquisa de astrônomos da Universidade do Texas com o Telescópio Espacial James Webb apresentou a captura de imagens de galáxias com barras estelares, iguais às da Via Láctea, e que são compostas por longas estruturas de estrelas que se prolongam dos seus centros aos discos externos.

As imagens mostram um período em que o universo possuía apenas 25% da idade atual. Anteriormente, o Telescópio Espacial Hubble registrou a galáxia denominada EGS-23205, porém indicava apenas uma mancha em formato de disco, enquanto a captura do James Webb aponta um claro aglomerado de estrelas em espiral.

Leia mais: Deslizamento bloqueia pista da Via Dutra, em Barra Mansa

"Assim como precisamos trazer matéria-prima do porto para as fábricas no interior que produzem novos produtos, uma barra transporta poderosamente o gás para a região central, onde o gás é rapidamente convertido em novas estrelas a uma taxa tipicamente 10 a 100 vezes mais rápida do que na região central", disse o professor Shardha Jogee no artigo publicado no The Astrophysical Journal Letters.

A pesquisa dos astrônomos busca um maior entendimento das galáxias em questão e a canalização do gás para as regiões centrais, que impulsiona a formação de estrelas.

Além da galáxia EGS-23205, que data de cerca de 10,7 bilhões de anos atrás, foi descoberta também a mais antiga já registrada, intitulada de EGS-24268 e datada de 11 bilhões de anos atrás.

Leia também: Pelé é homenageado com as cores do Brasil pela Nasa e no Cristo Redentor

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Telescópio James Webb captura imagens de galáxias mais antigas já registradas, datadas de cerca de 11 bilhões de anos atrás

Vladimir Putin assiste sozinho missa ortodoxa de Natal em igreja do Kremlin

Deslizamento bloqueia pista da Via Dutra, em Barra Mansa

No aniversário de 52 anos, Jeremy Renner agradece equipe médica em publicação no Instagram

Criança atira dentro de sala de aula e atinge professora no estado da Virgínia, nos EUA