Reprodução/Universidade do Texas

Uma recente pesquisa de astrônomos da Universidade do Texas com o Telescópio Espacial James Webb apresentou a captura de imagens de galáxias com barras estelares, iguais às da Via Láctea, e que são compostas por longas estruturas de estrelas que se prolongam dos seus centros aos discos externos.

As imagens mostram um período em que o universo possuía apenas 25% da idade atual. Anteriormente, o Telescópio Espacial Hubble registrou a galáxia denominada EGS-23205, porém indicava apenas uma mancha em formato de disco, enquanto a captura do James Webb aponta um claro aglomerado de estrelas em espiral.

Leia mais: Deslizamento bloqueia pista da Via Dutra, em Barra Mansa

"Assim como precisamos trazer matéria-prima do porto para as fábricas no interior que produzem novos produtos, uma barra transporta poderosamente o gás para a região central, onde o gás é rapidamente convertido em novas estrelas a uma taxa tipicamente 10 a 100 vezes mais rápida do que na região central", disse o professor Shardha Jogee no artigo publicado no The Astrophysical Journal Letters.

A pesquisa dos astrônomos busca um maior entendimento das galáxias em questão e a canalização do gás para as regiões centrais, que impulsiona a formação de estrelas.

Além da galáxia EGS-23205, que data de cerca de 10,7 bilhões de anos atrás, foi descoberta também a mais antiga já registrada, intitulada de EGS-24268 e datada de 11 bilhões de anos atrás.