PGR pede investigação contra governador afastado do DF após ataques às sedes dos três poderes
Ação foi encaminhada ao Superior Tribunal de Justiça, tribunal que apura crimes cometidos por governadores em exercício
09/01/2023 17h33
O procurador Augusto Aras, da Procuradoria-Geral da República (PGR), entrou com um pedido de investigação contra Ibaneis Rocha, governador afastado do Distrito Federal, nesta segunda-feira (9).
O pedido de investigação foi encaminhado de maneira sigilosa ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), o tribunal que tem competência para apurar crimes cometidos por governadores em exercício.
O político do MDB foi afastado do cargo na madrugada nesta segunda-feira (9) por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após ataques de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro às sedes dos três poderes.
Na decisão, Moraes afirmou que o governador demonstrou descaso e que ele teve conivência com a organização dos atos golpistas.
Leia também: Em entrevista coletiva, Flávio Dino diz que “não há elementos” para extradição de Bolsonaro
“Absolutamente nada justifica a omissão e conivência do Secretário de Segurança Pública e do Governador do Distrito Federal com criminosos que, previamente, anunciaram que praticariam atos violentos contra os Poderes constituídos”, alegou o ministro.
Em nota, Ibaneis disse que respeita a determinação e irá aguardar "com serenidade" a decisão sobre a responsabilidade dos atos terroristas de ontem em Brasília.
REDES SOCIAIS