O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), decidiu comparecer à reunião que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou com os governadores de todo o país. O encontro acontece nesta segunda-feira (9), às 18 horas, em Brasília.
De manhã, a assessoria do governado havia dito que Tarcísio não iria ao encontro, mas, por volta das 14h, ele mudou de ideia.
A reunião com todos os governadores foi marcada de forma emergencial após os ataques terroristas em Brasília, no domingo (8). Apoiadores de Bolsonaro invadiram e destruíram o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal.
Em publicação no Twitter, Tarcísio repudiou os crimes e afirmou que não admitirá os ataques em São Paulo.
“Para que o Brasil possa caminhar, o debate deve ser o de ideias e a oposição deve ser responsável, apontando direções. Manifestações perdem a legitimidade e a razão a partir do momento em que há violência, depredação ou cerceamento de direitos. Não admitiremos isso em SP”, escreveu.
Para que o Brasil possa caminhar, o debate deve ser o de ideias e a oposição deve ser responsável, apontando direções. Manifestações perdem a legitimidade e a razão a partir do momento em que há violência, depredação ou cerceamento de direitos. Não admitiremos isso em SP!
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) January 8, 2023
Antes de chegar em Brasília, Tarcísio se reuniu no Palácio dos Bandeirantes com secretários e representantes do Tribunal Regional Federal (TRF), do Tribunal de Justiça de São Paulo, do Ministério Público de São Paulo e da Procuradoria-Geral do Estado.
No encontro, participaram os secretários Guilherme Derrite, da Segurança Pública, Fábio Prieto da Justiça e Cidadania e Arthur Lima, da Casa Civil.
REDES SOCIAIS