STF forma maioria para manter afastamento de Ibaneis Rocha
Ministros avaliam ainda as prisões de secretário e ex-comandante da PM
11/01/2023 14h12
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta quarta-feira (11) maioria para manter a decisão que afastou do cargo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por 90 dias.
Os ministros também formaram maioria para manter a determinação de prisão preventiva do ex-secretário de Segurança do DF Anderson Torres e do ex-comandante da PM do DF Fábio Augusto Vieira.
Leia mais: “Grupo de pessoas sem senso do ridículo”, diz Lula sobre golpistas
Vieira foi preso na noite de quarta-feira (10), em Brasília. O pedido de prisão de Torres também foi determinado por Alexandre de Moraes, o ex-secretário está nos Estados Unidos.
Além do próprio Moraes, votaram a favor das medidas os ministros: Cármen Lúcia; Dias Toffoli; Edson Fachin; Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso. A votação acontece no plenário virtual.
No último domingo (8), terroristas invadiram o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal. Os golpistas destruíram obras de arte, roubaram itens e ainda depredaram partes dos edifícios. O prédio do STF foi o mais prejudicado.
O julgamento termina às 23h59, no entanto, pode ser interrompido por pedidos de vista (mais tempo para análise) ou de destaque. Rosa Weber, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Nunes Marques e André Mendonça ainda vão votar.
Ibaneis foi afastado do cargo por ordem de Alexandre de Moraes na madrugada de segunda-feira por “absolutamente nada justifica a omissão e conivência”.
REDES SOCIAIS