Nesta quarta-feira (11), durante coletiva de imprensa da Sociedade Astronômica Americana, pesquisadores da Universidade John Hopkins confirmaram por meio do Telescópio James Webb a existência do exoplaneta LHS 475 b, que possui 99% do diâmetro da Terra, ou seja, quase o mesmo tamanho do nosso planeta.
Localizado na constelação Octans, ele orbita uma estrela classificada como anã vermelha e se encontra a aproximadamente 41 anos luz da Terra.
Liderado por Kevin Stevenson e Jacob Lustig-Yaeger, do Laboratório de Física Aplicada da Universidade John Hopkins, o estudo revelou que o exoplaneta demora dois dias para dar uma volta ao redor de sua estrela e a temperatura é algumas centenas de graus mais quente que na Terra. O astro que abastece a constelação observada possui a metade da temperatura do Sol.
Leia mais: CBF define Brasília como sede da final da Supercopa do Brasil entre Palmeiras e Flamengo
“Estes primeiros resultados observacionais de um planeta rochoso do tamanho da Terra abrem as portas para muitas possibilidades futuras para estudar atmosferas de planetas rochosos com Webb”, comentou Mark Clampin, diretor da Divisão de Astrofísica na sede da Nasa.
“Webb está nos aproximando cada vez mais de uma nova compreensão de mundos semelhantes à Terra fora do Sistema Solar, e a missão está apenas começando", concluiu Clampin.
Leia também: Sônia Guajajara toma posse como minista dos Povos Indígenas
REDES SOCIAIS