Notícias

Tarcísio altera regras de nepotismo em São Paulo após revogar nomeação de cunhado

Governador recuou da contração de Mauricio Pozzobon Martins para o cargo de ‘Assessor Especial do Governador II’


13/01/2023 17h05

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), mudou um trecho do decreto estadual que restringe a prática de nepotismo em contratações no estado. A decisão acontece após ele revogar a nomeação de seu concunhado, Mauricio Pozzobon Martins, para o cargo de assessor especial do governador na quinta (12).

A mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta sexta-feira (13). Com a alteração, a lista com parentes vetados passa a incluir a categoria concunhado, caso de Martins.

Leia mais: Rodrigo Pacheco entrega a Aras representação contra golpistas

"Parentes em linha reta: pais, avós, bisavós, filho(a), neto(a) e bisneto(a). Parentes em linha colateral: irmão(ã), tio(a) e sobrinho(a). Parentes por afinidade: genro, nora, sogro(a), enteado(a), madrasta, padrasto, cunhado(a) e concunhado(a)", diz o texto.

Além disso, o nomeado terá que preencher um formulário com detalhes para qual cargo do eventual parente, se é um cargo comissionado ou de carreira, e se a nomeação do parente ocorreu antes ou depois da edição da súmula, em 2008.

Na quarta (11), o Tarcísio nomeou o próprio cunhado e o irmão da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro para ocuparem cargos de assessores no governo paulista.

Mauricio Pozzobon Martins, o seu cunhado, ocuparia o cargo de "Assessor Especial do Governador II". Martins era dono do imóvel que o governador usou como domicílio eleitoral em São José dos Campos. Ele trabalhou na Infraero, órgão subordinado ao Ministério da Infraestrutura, pasta comandada pelo atual governador

Ontem, o governador recuou da decisão e afirmou que “não sabia” que a súmula vinculante 13 incluía concunhados.

“Quando nomeei, eu achei que pudesse. Quando você pega a definição de parentesco do Código Civil, concunhado não aparece, mas uma decisão do Fachin de 2019 inclui o concunhado”, disse ao jornal Folha de S.Paulo.

Leia também: Bolsonaro retira título de atual presidente da República de suas redes sociais

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tarcísio altera regras de nepotismo em São Paulo após revogar nomeação de cunhado

“Não temos elementos ainda para afirmar que Bolsonaro é investigado”, diz Dino sobre minuta golpista

Bolsonaro retira título de atual presidente da República de suas redes sociais

Rodrigo Pacheco entrega a Aras representação contra golpistas

Flávio Dino diz que pedirá extradição de Torres caso ele não se apresente até segunda (16)