Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Roda Viva recebe, nesta segunda-feira (16), o escritor, cientista político, jornalista e editor Jorge Caldeira.

A antropóloga Paula Miraglia questiona o jornalista como pensar a Amazônia a partir da soberania nacional. Na primeira parte de sua resposta, Caldeira afirma que é necessário entender o papel de uma soberania nacional em um problema considerado mundial.

“A questão ambiental não é um problema local e nem nacional. Você não fará decretos dizendo que aqui se venta ou mudou a hora da maré. O que acontece na Sibéria, afeta na Patagônia. Isso deve ser resolvido”, explica.

O escritor ainda diz que a soberania nacional não pode ficar acima dos problemas do planeta, mas a soberania é parte da solução climática.

Leia também: “O Brasil alcança a economia de carbono neutro se parar com o desmatamento”, afirma Jorge Caldeira

“A ideia de soberania usada como argumento para ’dentro da nossa fronteira não se faz nada’ é uma ideia do século XIX. Essa ideia não está mais na vida política dos Estados nacionais. Melhor exemplo é a União Europeia, que é formada da sessão da soberania nacional para um ente supranacional”, completa.

O entrevistado finaliza dizendo que é necessário rever a questão da soberania nacional no Brasil, mesmo sendo algo muito complicado.

Assista ao programa na íntegra:

Participam da bancada de entrevistadores Daniela Chiaretti, repórter Especial do Valor Econômico; Paula Miraglia, antropóloga e co-fundadora e diretora Geral do Nexo Jornal; o jornalista Jefferson Del Rios; Itamar Montalvão, editorialista do jornal O Estado de S. Paulo e João Villaverde, jornalista e professor de Administração Pública na FGV-SP. E tem, ainda, a participação do cartunista Paulo Caruso.

O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.