Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

A TV Cultura exibe o segundo episódio da série inédita “Diretas Já”, com direção e apresentação do jornalista Paulo Markun, neste sábado (21), a partir das 22h30.

Em seis episódios de 52 minutos, a produção compõe um amplo painel da luta pela democracia no Brasil, desde o golpe de 1964 até a posse de José Sarney, em 1985, antes de rememorar e contextualizar um dos momentos mais importantes da história recente.

Leia mais: Brasil fechou 2022 com 65 milhões de inadimplentes, diz levantamento

Brasileiros podem ter de esperar mais de 16 meses na fila para tirar visto dos EUA

O segundo episódio mostra o Vale do Anhagabaú, cenário do penúltimo capítulo da luta pelas Diretas e, em seguida, apresenta depoimentos de lideranças e militantes que foram para o exílio durante a ditadura. Os integrantes também rememoram os atos institucionais e a progressão do endurecimento do regime até o AI-5, em 1968, que levou a uma debandada dos perseguidos para longe do Brasil.

A produção cinematográfica foi realizada com recursos da Ancine e apoio da Cine Brasil TV, e licenciada para a TV Cultura. Foram 143 depoimentos exclusivos, captados entre 2014 e 2017. A produção foi finalizada em 2018, mas entraves burocráticos retardaram sua exibição.