Ministério da Cultura libera quase R$ 1 bi em recursos da Lei Rouanet bloqueados por Bolsonaro
A disponibilização dos valores deve acontecer até o fim do mês e está condicionada à regularidade de cada projeto
18/01/2023 19h45
O Ministério da Cultura anunciou, na tarde desta quarta-feira (18), a liberação de quase R$ 1 bilhão em recursos já captados por meio da Lei Rouanet. A disponibilização dos valores deve acontecer até o fim do mês e está condicionada à regularidade de cada projeto.
Leia também: Roda Viva entrevista Luiz Fernando Guimarães nesta segunda-feira (23)
"A Lei Rouanet é importantíssima, pois garante o acesso da sociedade brasileira a uma cultura de qualidade que gera transformação", afirmou a ministra Margareth Menezes, por meio do comunicado divulgado pelo Ministério.
Relembre fala da cantora Liniker sobre Margareth Menezes à frente do Ministério da Cultura:
Segundo a pasta, os valores estavam bloqueados desde o início de 2022 por decisão política do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O total corresponde ao patrocínio captado por 1.946 projetos de diferentes segmentos.
Entenda o que é a Lei Rouanet
A Lei Rouanet que tem como intuito incentivar a cultura no País. Exemplificando, o Governo Federal abre mão de parte dos impostos (que recebe de pessoas físicas ou jurídicas), para que esses valores sejam convertidos em investimento de projetos culturais.
Essa lei foi alvo de críticas nos últimos anos, pelo suposto alto valor agregado na captação de recursos, em editais previamente aprovados pelo governo federal e que seguem critérios rigorosos.
REDES SOCIAIS