O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou as redes sociais para informar que irá viajar ao estado de Roraima no próximo sábado, dia 21 de janeiro, para visitar o povo indígena Yanomami. O motivo são as denúncias de insegurança alimentar e desnutrição infantil que assola a população neste momento.
A delegação contará com as participações das ministras Nísia Trindade (Saúde) e Sonia Gauajajara (Povos Indígenas).
“Recebemos informações sobre a absurda situação de desnutrição de crianças Yanomami em Roraima. Amanhã viajarei ao Estado para oferecer o suporte do governo federal e, junto com nossos ministros, atuaremos pela garantia da vida de crianças Yanomami”, disse o presidente.
A inclusão da viagem na agenda oficial aconteceu quatro dias após o Ministério da Saúde enviar uma equipe multidisciplinar para a terra indígena.
Leia também: Brasil recebe segundo lote de medicamento antiviral para tratamento da Covid-19
A terra dos Yanomami está localizada Roraima e também no Amazonas, e tem cerca de 30,4 mil habitantes. Atualmente, é um dos principais alvos da forte presença do garimpo ilegal.
O governador do estado Antonio Denarium (Progressistas) irá recepcionar o presidente na Base Aérea de Boa Vista e acompanhá-lo. A previsão é de chegada às 10h30.
REDES SOCIAIS