A Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu nesta sexta-feira (17), por unanimidade, que o TikTok pode ser banido do país.
A lei, aprovada no ano passado pelo Congresso norte-americano, prevê que a rede social seja banida já neste domingo (19). O projeto atendeu ao pedido do governo de Joe Biden que classificou o aplicativo como uma “grave” ameaça à segurança nacional por conta da ligação com a China.
De acordo com a medida aprovada pelo Congresso dos EUA, o TikTok precisa ser comprado por um proprietário que não seja da China ou não pode ser utilizado no país.
O TikTok contestou a lei na Suprema Corte e alegou que ela viola a Primeira Emenda da Constituição dos EUA. A empresa afirmou que os 170 milhões de usuários podem ser impactados.
Os juízes da Suprema Corte, no entanto, decidiram que a lei é válida e não contraria a Primeira Emenda da Constituição dos EUA.
O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, assume na segunda-feira (20), um dia após o prazo da lei. Em entrevista à CNN, ele declarou que tomará uma decisão sobre a plataforma. "No final das contas, depende de mim, então vocês vão ver o que eu vou fazer", disse Trump.
REDES SOCIAIS