Covid-19: Brasil registra 67 mortes em 24h, mas média segue em tendência de alta
Com muitos estados divulgando dados represados, média móvel de óbitos pelo coronavírus segue subindo no país
23/01/2023 18h21
O Brasil registrou 67 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 696.324 óbitos desde o início da pandemia. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). São Paulo, Piauí, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Amapá não divulgaram as informações completas da pandemia nesta segunda-feira (23).
Com os dados de hoje, a média móvel de mortes no Brasil dos últimos sete dias é de 131, um aumento de 87,14% comparado há uma semana.
Assim como previsto, a média cresceu muito em pouco espaço de tempo devido o represamento de dados de alguns estados, como São Paulo e Santa Catarina. Ao longo do mês de janeiro, o estado paulista ficou oito dias seguidos sem a Secretaria de Saúde repassar os dados ao Conass. Esse aumento não indica um aumento real das mortes.
Os números devem se estabilizar na próxima semana e refletir a atual fase da pandemia.
Leia também: Bahia é o estado com mais internações de bebês por desnutrição em 2022
Em relação ao número de casos, foram 12.860 nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, foram registrados 36.730.913 testes positivos no país.
A média móvel de casos nos últimos sete dias é de 12.875, uma queda de 30,4% comparado há uma semana. Pelo segundo dia seguido, a média fica abaixo de 13 mil, algo que não acontecia desde o último mês de novembro.
O fato do número de casos diminuir revela que o aumento de mortes não é real e representa um represamento de dados. A boa notícias é que as subvariantes da ômicron estão perdendo força.
Leia também: Número de vítimas da pandemia seria maior sem programas de transferência de renda, aponta pesquisa
REDES SOCIAIS