Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

O Roda Viva recebe o ator e escritor Luiz Fernando Guimarães nesta segunda (23). No programa, ele fala sobre sua sexualidade e como ela impactou na sua carreira.

“Eu nunca senti medo da homofobia. Por conta de eu ser um ator de comédia, eu acho que na comédia o homem precisa ter os dois lados, o masculino e o feminino, caso contrário, ele não será um bom comediante. Eu nunca falei muito sobre a minha intimidade, eu tinha uma coisa de ser o porta-voz da comédia, e quando eu vi uma matéria com o título ‘Luiz sai do armário’, eu estranhei, porque eu nunca entrei no armário. Nunca foi um problema para mim, nunca iria diminuir a minha atuação”, afirma.

O humorista relembra ainda quando percebeu que era homossexual e a reação da família.

“Eu sempre me achei diferente, em nenhum momento eu senti alguma barreira. Eu não sou de gueto, só em um momento em que eu convivi com [um grupo] para conseguir me afirmar, e com isso, você procura um grupo como o seu. Depois, eu me expandi. Não senti em nenhum momento [preconceito] da minha família", relembra.

Nascido em 1949 no Rio de Janeiro, o ator e humorista começou sua carreira no teatro nos anos 1970, como parte do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone.

Na televisão, teve destaque em diversos papéis, como por exemplo na novela Vereda Tropical, no humorístico TV Pirata e na série Os Normais. Sua carreira ainda inclui trabalhos importantes no Cinema, como o papel dramático no filme O Que é Isso, Companheiro?

Em novembro do ano passado, o ator de 73 anos, lançou "Eu sou uma série de 11 capítulos: A autobiografia", uma viagem de encontros e desencontros escrita pelo artista com muito humor, leveza e intimidade.

Participam da bancada de entrevistadores Cristina Padiglione, colunista da Folha de S.Paulo, Debora Miranda, jornalista, Fefito, jornalista do UOL, Buzzfeed e da Redetv!, Jeff Benício, jornalista do Portal Terra, e João Batista Jr., repórter da Revista Piauí.

Assista ao programa completo:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.