Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

A situação do povo indígena Yanomami foi um dos destaques do Jornal da Cultura desta terça-feira (24). Na análise do advogado João Santana, há fatos que comprovam um genocídio contra os indígenas e criticou a forma como o Estado lidou com essa população nos últimos quatro anos.

“Nós temos que lembrar que a terra indígena é prevista na Constituição. Ela não apenas prevê a necessidade de demarcação, como impõe ao Estado a sua manutenção, preservação e defesa do povo que ali habita. Quando se deixa de cumprir essa ação, está se cometendo o crime de omissão. Um funcionário público não pode fazer isso. Não é nem dolo eventual, é caracterizado”, explicou o advogado.


Analisando todas as características, comparando com eventos parecidos no Brasil, Santana afirma que ações contra os Yanomami podem enquadrar como homícidio doloso e genocídio.

Leia também: Mais de mil indígenas Yanomami foram resgatados nos últimos dias, diz secretário de Saúde