A bancada do PT anunciou nesta quinta-feira (26) apoio ao senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) na disputa pela presidência do Senado Federal. A decisão aconteceu após uma reunião dos senadores petistas, em Brasília.
A eleição para presidente do Senado ocorre em 1º de fevereiro. Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (Podemos-CE) devem disputar o cargo.
Leia mais: Conselho aprova indicação de Jean Paul Prates para presidência da Petrobras
É a segunda sigla a manifestar apoio à candidatura de Pacheco. O Partido Democrático Trabalhista (PDT) anunciou aliança à reeleição do senador na segunda-feira (23).
O senador Fabiano Contarato (PT-ES), líder do partido, afirmou que a postura de Pacheco em defesa da democracia durante os atos terroristas de 8 de janeiro é uma das razões pelo apoio.
"O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, demonstrou um comportamento em defesa da democracia irrefutável. Eu acho que o melhor terreno para plantar e colher direitos é a democracia. Então, em momentos decisivos, ele, como presidente do Senado, teve uma atuação firme. [...] Então, neste momento, a bancada do PT no Senado defende, obviamente, a reeleição do presidente, senador Rodrigo Pacheco", disse Contarato.
Ao todo, Pacheco terá o apoio de nove senadores do PT. Em dezembro do ano passado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder do governo Lula no Congresso Nacional, já havia confirmado que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva iria apoiar a reeleição do parlamentar.
Leia também: Primeira etapa do plano de vacinação contra a Covid-19 para 2023 começa em fevereiro
REDES SOCIAIS