“Pensei no meu sobrinho", diz Tarcísio de Freitas sobre sanção de projeto de lei
Governador aprovou projeto que garantirá fornecimento gratuito de medicamentos à base de cannabis pelo SUS
01/02/2023 14h59
Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador do estado de São Paulo, se emocionou nessa terça-feira (31) ao contar que seu sobrinho sofre de síndrome de Dravet, considerada rara e que causa convulsões.
A criança, segundo o político, melhorou depois que fez uso de um medicamento à base de canabidiol.
Pesquisas comprovam que autistas, pessoas com síndromes raras, Parkinson, epilepsia, Alzheimer e outras patologias podem ser tratadas com esses medicamentos.
Leia também: Lula destaca o "papel decisivo do STF e do TSE" na defesa da democracia brasileira
A declaração foi dada após ele sancionar a lei que garantirá o fornecimento gratuito de medicamentos à base de cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto, de autoria do deputado estadual Caio França (PSB), foi aprovado em dezembro de 2022 pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e teve o apoio de mais de 41 mil pessoas em petição online.
"Bom, esse projeto chegou na minha mão, e agora? Vetar? Sancionar? O que fazer? A primeira coisa que me veio à cabeça foi o meu sobrinho, que tem síndrome de Dravet, o Luiz Neto. É duro você ter na família alguém com síndrome de Dravet, você vê uma criança que, ao invés de estar brincando, como qualquer outra criança, está convulsionando”, expõe.
Na cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio disse que São Paulo dá um passo importante com a lei, que ainda precisa de regulamentação, mas que ele espera que isso ocorra de forma rápida.
Leia também: Deputados federais tomam posse no plenário principal da Câmara
REDES SOCIAIS