Notícias

Emmanuel Macron, presidente da França, deve vir ao Brasil para Cúpula da Amazônia

Anúncio foi feito pela diplomata francesa, Catherine Colonna, em visita ao solo brasileiro nesta quarta-feira (8)


08/02/2023 15h30

Emmanuel Macron, presidente da França, deve vir ao Brasil ainda neste semestre para participar da Cúpula da Amazônia – reunião que vem sendo articulada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com os países que têm território no bioma. 

O anúncio foi feito pela ministra dos Negócios Estrangeiros da França, Catherine Colonna, que está no país e se reuniu com Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, nesta quarta-feira (8).

Leia também: Ebay anuncia que vai demitir 500 funcionários em todo o mundo

Desde o final do ano passado, já havia uma expectativa de que Macron viria ao país para se reunir com Lula para negociações bilaterais. Apesar do anúncio, as datas da cúpula ainda não estão definidas, segundo o ministro. 

Aliança diplomática

Em novembro do ano passado, após as eleições federais no Brasil, Lula e Macron se reuniram no Palácio do Eliseu, residência oficial do chefe de estado francês. A pauta da conversa incluiu a urgência climática e questões globais como a fome e a pobreza, além da integração entre a União Europeia e a América Latina – assuntos que devem se repetir na visita do presidente francês ao Brasil.

As relações entre os países ficaram estremecidas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), devido a questões ambientais, como o aumento do desmatamento, o garimpo ilegal na Amazônia e relações diplomáticas – como os comentários ofensivos de Bolsonaro e do então ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre Brigitte Macron, esposa do presidente francês. 

Leia também: Força-tarefa do Governo Federal destrói avião em ação contra o garimpo ilegal

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atirador mata três pessoas e deixa outras cinco feridas na Universidade de Michigan, nos EUA

Lula visita Santo Amaro, na Bahia, para relançamento do Minha Casa, Minha Vida

Justiça Eleitoral aceita denúncia e Crivella se torna réu por falsidade ideológica eleitoral

Em comemoração de aniversário do PT, Lula volta a chamar impeachment de Dilma de golpe

Após ficarem mais de uma semana sob escombros, três jovens são resgatados na Turquia