Notícias

Senado aprova indicação do deputado Jhonatan de Jesus para o TCU

Rodrigo Pacheco desejou boa sorte ao indicado e destacou a importância da função a ser ocupada no Tribunal


08/02/2023 20h23

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (8), a indicação do nome do deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), decorrente da aposentadoria da ministra Ana Lúcia Arraes de Alencar.

Foram 72 votos favoráveis, dois contrários e uma abstenção. Em Plenário, a indicação (PDL 2/2023) foi relatada pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), pai de Jhonatan, e segue agora à promulgação. As informações são da Agência Senado.

Leia também: Histórias transformadoras inspiram novo programa da TV Cultura sobre educação

A indicação partiu da liderança do Republicanos na Câmara e contou com apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira, de sete legendas (MDB, PDT, Podemos, PP, PSB, PSD e União) e de duas federações (PSDB-Cidadania e PT-PCdoB-PV). Como o cargo de ministro do TCU é vitalício, com a aposentadoria compulsória aos 75 anos, Jhonatan, de 39 anos, poderá ocupar o cargo até 2059. A indicação foi aprovada pelos deputados em 2 de fevereiro.

As vagas do TCU são distribuídas entre indicações do Senado, da Câmara dos Deputados e da Presidência da República — três para cada. As vacâncias devem ser preenchidas de forma vinculada: a substituição de um ministro cabe ao mesmo ente que o indicou. Jhonatan é o indicado da Câmara dos Deputados.

Leia também: Mais de 15 ministérios vão trabalhar juntos para reduzir desmatamento

Presidente do Senado, o senador Rodrigo Pacheco desejou boa sorte ao indicado e destacou a importância da função a ser ocupada no TCU.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atirador mata três pessoas e deixa outras cinco feridas na Universidade de Michigan, nos EUA

Lula visita Santo Amaro, na Bahia, para relançamento do Minha Casa, Minha Vida

Justiça Eleitoral aceita denúncia e Crivella se torna réu por falsidade ideológica eleitoral

Em comemoração de aniversário do PT, Lula volta a chamar impeachment de Dilma de golpe

Após ficarem mais de uma semana sob escombros, três jovens são resgatados na Turquia