Mensagens enviadas a Ibaneis "reforçam a necessidade" de uma Guarda Nacional, opina Dino
O governador afastado do DF havia sido alertado por outras autoridades a respeito dos atos golpistas do dia 8 de janeiro
10/02/2023 13h23
Flávio Dino (PSB) afirmou nesta sexta-feira (10) que mensagens trocadas entre chefes de Poderes e Ibaneis Rocha (MDB) "reforçam a necessidade" da criação de uma Guarda Nacional.
O governador afastado do Distrito Federal havia sido alertado por outras autoridades a respeito dos atos golpistas do dia 8 de janeiro em Brasília. Ele era responsável pela Polícia Militar, atualmente investigada por omissão no episódio.
"Não podemos deixar dependendo de um governador, de uma autoridade local, porque, em qualquer situação, se há uma eventual omissão, todos os poderes ficam desprotegidos”, destacou o ministro da Justiça e Segurança Pública ao veículo g1.
Leia mais: STF forma maioria para derrubar lei que proíbe linguagem neutra em escolas
Corrida e Caminhada Pela Inclusão celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down
Para o ex-governador do Maranhão, “as mensagens mostram que os Poderes não tinham meios eficazes para mudar a situação".
Recentemente, a Polícia Federal (PF) solicitou que os celulares de Ibaneis sejam devolvidos. O pedido feito ao Supremo Tribunal Federal (STF) aponta que os dados buscados pela apuração já teriam sido extraídos dos aparelhos. Com isso, eles "não mais interessam à presente investigação", ainda de acordo com a solicitação.
REDES SOCIAIS