Notícias

TSE nega recurso de Bolsonaro e mantém minuta do golpe em investigação

O corregedor-geral eleitoral negou na semana passada o pedido da defesa


14/02/2023 20h10

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, de forma unânime, nesta terça-feira (14), a propostas da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que consistiria em excluir a minuta do golpe de investigação contra ele.

Leia também: Entenda novas características do Minha Casa, Minha Vida, relançado por Lula

Considerada inconstitucional por especialistas, a minuta do golpe foi um marcador encontrado pela Polícia Federal durante buscas na casa do ex-ministro Anderson Torres, que procurava instaurar um estado de defesa na Corte e mudar o resultado democráticos das urnas de 2022. Esse tipo de ação pode levar à inelegibilidade de políticos.

O corregedor-geral eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, negou na semana passada o pedido da defesa. Agora o plenário do TSE referendou a decisão.

A defesa do ex-presidente Bolsonaro pediu para a minuta não constar na investigação, alegando que o documento é "apócrifo" — algo que é mantida ou conseguido de forma clandestina — e ressaltou que o material não foi encontrado com o ex-presidente. Além disso, também que não haveria elementos que apontem que ele participou de sua elaboração.

Na ação que está sendo investigada no TSE, o ex-presidente é acusado de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião com embaixadores em julho, quando fez ataques caluniosos ao sistema eleitoral brasileiro. 

Leia também: Covid-19: Pelo quinto dia seguido, média móvel de mortes fica abaixo de 50

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda novas características do Minha Casa, Minha Vida, relançado por Lula

Covid-19: Pelo quinto dia seguido, média móvel de mortes fica abaixo de 50

STJ reduz para 4 anos pena de José Dirceu em condenação da Lava Jato

Após determinação de Anvisa, saiba quais pomadas de cabelo serão retiradas do mercado

PGR denuncia mais 139 pessoas por participação nos atos golpistas