Notícias

Diretor-geral da OMS promete finalizar investigação sobre origem da Covid-19: “Não vamos parar”

Com a pandemia prestes a completar três anos, Tedros Adhanom Ghebreyesus garante que organização seguirá apurando origem da doença


15/02/2023 17h34

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial da Saúde) Tedros Adhanom Ghebreyesus se comprometeu nesta quarta-feira (15) a encontrar uma resposta sobre a origem da Covid-19. Vale lembrar que está próxima de completar três anos o decreto de pandemia.

"Há uma dimensão científica e moral neste problema, e temos que continuar pressionando até obter uma resposta", declarou Tedros à imprensa, em Genebra (SUI).

Ele ainda afirmou que entrou em contato com o governo chinês para voltar a pedir a colaboração de Pequim, na tentativa de tentar determinar onde e quando o coronavírus começou a se propagar.

"Não vamos parar, enquanto não tivermos conhecido as origens (...) o que é cada vez mais difícil, porque, conforme o tempo passa, mais complicado é entender o que aconteceu nos primeiros momentos da pandemia", completou.

Leia também: OMS confirma surto de vírus Marburg, primo do ebola; nove pessoas já morreram na Guiné Equatorial

A primeira tentativa de encontrar a origem do vírus foi em fevereiro de 2021, quando uma equipe interdisciplinar de especialistas da OMS, acompanhada por colegas chineses, passou duas semanas no país asiático para escrutinar o início da epidemia em Wuhan.

Na época, foi feito um relatório que criou a hipótese de transmissão dos vírus de um animal para os seres humanos em um mercado local.

Em 14 de fevereiro de 2023, a OMS contabilizava oficialmente 6,84 milhões de mortes no mundo todo por Covid-19 e mais de 756 milhões de casos confirmados. A organização reconhece que os números reais são muito maiores.

Leia também: São Paulo promove Dia D para atualização vacinal de crianças de 0 a 5 anos da rede municipal

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

São Paulo promove Dia D para atualização vacinal de crianças de 0 a 5 anos da rede municipal

“O esforço é para que seja aprovada esse ano”, diz Arthur Lira sobre reforma tributária

Senador Jorge Kajuru aciona PGR contra presidente do BC por omissão no garimpo ilegal

Acidente com ônibus de imigrantes deixa pelo menos 39 mortos no Panamá

Flávio Dino diz que prender 15 mil garimpeiros é "rigorosamente impossível"