Governo federal reconhece calamidade em seis municípios do litoral paulista
As cidades de São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba foram impactadas pelas fortes chuvas que atingiram a região
20/02/2023 15h25
A Defesa Civil Nacional reconheceu, nesta segunda-feira (20), o estado de calamidade pública nos seis municípios paulistas mais atingidos pelas chuvas do fim de semana. As cidades mais afetadas são: São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba.
A informação foi divulgada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, em suas redes sociais. Na imagem, ele mostra a Portaria 800/2023, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, que vai destinar recursos aos locais atingidos.
Leia mais: 36 pessoas morreram após fortes chuvas atingirem o litoral de São Paulo no fim de semana
Uma equipe da Defesa Civil Nacional está na região desde domingo (19) para elaborar planos de trabalho a fim de que possam ser solicitados recursos federais.
Com a decisão, o governo pretende liberar verbas para cestas básicas, kits de limpeza de residências, de higiene pessoal e de dormitório, colchões, redes, refeições para as equipes de trabalho, água mineral, combustível e aluguel de caminhão-pipa e de outros veículos.
Também deverão ser liberados recursos para limpeza de ruas, desobstrução de bueiros, restabelecimento de estradas e reconstrução de pontes, bueiros, prédios públicos, unidades habitacionais e outras infraestruturas públicas destruídas.
“Neste primeiro momento, estamos apoiando as famílias que tiveram vidas ceifadas. Já estamos no local com uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres [Gade], composta por especialistas, para fazer um trabalho em parceria com a Defesa Civil municipal e conseguirmos ser mais ágeis nas respostas, nas informações e na apuração dos fatos”, disse o ministro.
O número de mortes em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo no fim de semana subiu para 36. 35 foram registradas em São Sebastião – 31 na Barra do Sahy, dois em Juquehy, um em Camburi, um em Boiçucanga – e um em Ubatuba.
Até o momento, 228 pessoas estão desalojadas e outras 338 desabrigadas. As equipes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro seguem com as atividades de busca, resgate e salvamento às vítimas.
Leia também: Tarcísio de Freitas transfere o gabinete para São Sebastião
REDES SOCIAIS