Notícias

“Não podemos mais construir casas em lugares de risco”, diz Lula após tragédia no litoral paulista

Seis cidades foram impactadas pelas fortes chuvas que caíram no final de semana


20/02/2023 15h45

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou nesta segunda-feira (20) sobre construções irregulares. O petista está em São Paulo para acompanhar o desastre advindo das chuvas do fim de semana no litoral norte paulista. Em entrevista coletiva, ele ainda afirmou que os governos federal, estadual e municipal precisam trabalhar juntos para a reconstrução de São Sebastião.

"Fiz questão de vir aqui e trazer um conjunto de ministros, para assumirmos um compromisso de governo com São Sebastião. Vamos recuperar a estrada Rio-Santos. E não podemos mais construir casas em lugares de risco. Vamos trabalhar junto com a prefeitura", disse.

Leia mais: Governo federal reconhece calamidade em seis municípios do litoral paulista

Lula estava ao lado do governador Tarcísio Freitas (Republicanos-SP) e do prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB-SP).

“O bem comum do povo é muito mais importante que qualquer divergência que possamos ter. Estamos juntos para enfrentar a situação e ajudar a população do litoral de São Paulo”, acrescentou o petista.

A Defesa Civil Nacional reconheceu o estado de calamidade pública nos seis municípios paulistas mais atingidos pelas chuvas do fim de semana. As cidades mais afetadas são: São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba.

O número de mortes em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo no fim de semana subiu para 36. 35 foram registradas em São Sebastião – 31 na Barra do Sahy, dois em Juquehy, um em Camburi, um em Boiçucanga – e um em Ubatuba.

Até o momento, 228 pessoas estão desalojadas e outras 338 desabrigadas. As equipes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro seguem com as atividades de busca, resgate e salvamento às vítimas.

Leia também: 36 pessoas morreram após fortes chuvas atingirem o litoral de São Paulo no fim de semana

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Não podemos mais construir casas em lugares de risco”, diz Lula após tragédia no litoral paulista

Governo federal reconhece calamidade em seis municípios do litoral paulista

Tarcísio de Freitas transfere o gabinete para São Sebastião

Terremoto de magnitude 6,3 atinge região na fronteira entre a Turquia e Síria

SP: São Sebastião decreta luto oficial de sete dias após mortes causada pelas chuvas