“Não podemos mais construir casas em lugares de risco”, diz Lula após tragédia no litoral paulista
Seis cidades foram impactadas pelas fortes chuvas que caíram no final de semana
20/02/2023 15h45
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou nesta segunda-feira (20) sobre construções irregulares. O petista está em São Paulo para acompanhar o desastre advindo das chuvas do fim de semana no litoral norte paulista. Em entrevista coletiva, ele ainda afirmou que os governos federal, estadual e municipal precisam trabalhar juntos para a reconstrução de São Sebastião.
"Fiz questão de vir aqui e trazer um conjunto de ministros, para assumirmos um compromisso de governo com São Sebastião. Vamos recuperar a estrada Rio-Santos. E não podemos mais construir casas em lugares de risco. Vamos trabalhar junto com a prefeitura", disse.
Leia mais: Governo federal reconhece calamidade em seis municípios do litoral paulista
Lula estava ao lado do governador Tarcísio Freitas (Republicanos-SP) e do prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB-SP).
“O bem comum do povo é muito mais importante que qualquer divergência que possamos ter. Estamos juntos para enfrentar a situação e ajudar a população do litoral de São Paulo”, acrescentou o petista.
A Defesa Civil Nacional reconheceu o estado de calamidade pública nos seis municípios paulistas mais atingidos pelas chuvas do fim de semana. As cidades mais afetadas são: São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba.
O número de mortes em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado de São Paulo no fim de semana subiu para 36. 35 foram registradas em São Sebastião – 31 na Barra do Sahy, dois em Juquehy, um em Camburi, um em Boiçucanga – e um em Ubatuba.
Até o momento, 228 pessoas estão desalojadas e outras 338 desabrigadas. As equipes da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro seguem com as atividades de busca, resgate e salvamento às vítimas.
REDES SOCIAIS