Em discurso, Putin acusa os Estados Unidos e países europeus de querer destruir a Rússia
Declaração é dada dias antes da invasão à Ucrânia completar um ano e após Biden visitar Kiev
21/02/2023 09h12
Vladimir Putin, presidente da Rússia, acusou nesta terça-feira (21) os Estados Unidos e os países europeus de querer destruir seu país.
A declaração foi dada durante um discurso feito pelo político em um auditório com a presença de ministros, membros do parlamento russo e das Forças Armadas, dias antes da invasão ao país vizinho completar um ano.
A ação ocorre logo após Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, realizar a primeira visita à Ucrânia. Durante passagem por Kiev, ele se encontrou com o presidente Volodymyr Zelensky e com a primeira-dama Olena Zelenska.
Putin afirma que gostaria de resolver o conflito com o país pacificamente, mas países ocidentais armaram outro cenário às costas da Rússia. "Nós fizemos tudo possível, genuinamente tudo possível, para resolver esse problema (na Ucrânia) de maneira pacífica. Fomos pacientes, estávamos negociando pacificamente para sair deste difícil conflito, mas um cenário completamente diferente estava sendo preparado por trás de nossas costas", expõe.
Ele ainda alega que a guerra é resultado de uma busca dos países ocidentais por um "poder ilimitado" nos assuntos mundiais. Kiev respondeu ao discurso com ironia. Mykhailo Podolyak, assessor do presidente ucraniano, destaca que a fala mostra que o líder russo "perdeu a noção da realidade".
Leia também: Justiça da Espanha nega recurso e Daniel Alves segue preso por risco de fuga elevado
REDES SOCIAIS