Série de terremotos atinge o Tadjiquistão e parte da China
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor mais forte deles foi de magnitude 6,8
23/02/2023 07h09
Uma série de terremotos atingiu o Tadjiquistão na manhã desta quinta-feira (23). Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o mais forte deles foi de magnitude 6,8.
Os terremotos foram sentidos na capital Dushanbe, mas seu epicentro foi no leste do país, perto da fronteira com a China. A área é pouco povoada, mas abriga o lago Sarez, que tem a capacidade de inundar vastas áreas em diversos países. Até o momento, não há relatos sobre danos ou vítimas.
Leia também: "Temos que preservar a vida", diz Tarcísio sobre retirada de moradores de áreas de risco no litoral norte de SP
A China também registrou o terremoto em seu território. Entretanto, segundo a TV estatal China Earthquake Networks Center (CCTV), o tremor foi de magnitude 7,2. A CCTV informou que o sismo foi fortemente sentido em algumas áreas da região ocidental de Xinjiang.
Por conta disso, o departamento ferroviário de Xinjiang suspendeu os trens de passageiros que circulam entre Aksu e Kashgar. O fornecimento de energia e a comunicação permaneceram normais em Kashgar, de acordo com a mídia estatal Xinhua.
Autoridades locais estavam inspecionando pontes, túneis e equipamentos de sinalização, informou a CCTV. Também não há relatos sobre danos ou vítimas.
REDES SOCIAIS