Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr ASEAN Secretariat
Reprodução/Flickr ASEAN Secretariat

O governo da Rússia avalia as propostas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para mediar a guerra na Ucrânia e cessar o conflito, que completa um ano nesta sexta-feira (24). A informação foi anunciada pelo vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Galuzin, em entrevista à agência de notícias russa TASS, divulgada nesta quinta-feira (23).

Segundo o vice-chanceler, Moscou está ciente das declarações do presidente Lula sobre a questão. O petista defende a necessidade de falar de paz e se opõe enfaticamente ao envio de armas, munições ou outras tecnologias bélicas ao governo de Volodymyr Zelensky.

Leia também: O Marburg pode se espalhar facilmente pelo mundo e causar uma nova pandemia?

"Tomamos nota das declarações do presidente do Brasil sobre o tema de uma possível mediação, a fim de encontrar caminhos políticos para evitar a escalada [da guerra] na Ucrânia, corrigindo erros de cálculo no campo da segurança internacional com base no multilateralismo e considerando os interesses de todos os envolvidos" afirmou, Galuzin

De acordo com o representante russo, o país "aprecia" o fato de o Brasil não fornecer armas à Ucrânia, apesar de manterem a política da boa vizinhança com os Estados Unidos, e estudam propostas para cessar  guerra. 

O Brasil condena desde o início a invasão russa na Ucrânia, mas mantém uma posição diferente da defendida por americanos e europeus. Washington e seus aliados enviam armas essenciais para os ucranianos em sua resistência e impuseram uma enxurrada de sanções com o fim de minar as capacidades russas de financiar sua ofensiva militar.

A política externa brasileira foi de não isentar Moscou por seus ataques ao país vizinho, mas de buscar uma saída negociada. 

Lula, desde que tomou posse, apresenta-se como um possível mediador e, por proposta do governo brasileiro, uma resolução que deve ser aprovada pela Assembleia Geral da ONU, inclui menção expressa à necessidade de obter “uma paz abrangente, justa e duradoura”

Leia também: Saiba em quais situações é possível pedir indenização por prejuízos causados por chuvas