Notícias

Após caso de machismo, deputada propõe projeto de lei que proíbe armas d'água no carnaval

Nas redes sociais, Olívia Santana reforçou a indignação a partir do bloco As Muquiranas: “chega de machismo recreativo”


24/02/2023 20h38

deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) propôs um Projeto de Lei que proíbe armas d'água no carnaval da Bahia. O projeto foi desenvolvido depois que, na terça-feira (21), uma mulher foi encurralada e agredida por participantes do bloco “As Muquiranas”. O evento tem como tradição popular o uso de pistolas d'água como parte da festividade.

Em suas redes, Olívia escreveu sobre a motivação na criação do projeto: “chega de machismo recreativo, como ocorre no bloco As Muquiranas. Molhar o cabelo, a roupa para transparecer os seios e partes íntimas das mulheres não é engraçado. É humilhante”.

A deputada afirmou que é "preciso tomar providências que possam dar um basta nas ‘brincadeiras’ misóginas”. Veja a publicação:

Leia mais: Lewis Capaldi tem crise de Tourette durante show e público o ajuda finalizar seu maior hit

O caso e a repercussão

Foi encaminhado, nesta sexta-feira (24), um ofício pedindo posicionamentos do bloco a respeito do caso pela Defensoria Pública do Estado da Bahia e a Defensoria Pública da União. Os organizadores do evento têm um prazo de 10 dias para fornecer esclarecimentos.

Na quinta-feira (23), o Ministério Público da Bahia também entrou com pedido à Polícia Civil a fim de investigar os foliões envolvidos. A agressão ocorreu no Circuito Osmar, popularmente conhecido por Circuito Campo Grande, o mais tradicional carnaval de Salvador.

Vale destacar que a Bahia é o quarto estado brasileiro que mais registra violência contra a mulher, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Em nota, o bloco lamentou o ocorrido em suas redes e reforçou que é contra qualquer tipo de violência, preconceito e assédio. Os organizadores destacaram que não apoiam o uso das pistolas d´água dentro do evento e ainda se mostraram favoráveis a uma lei proibindo os brinquedos plásticos no recinto.

Leia mais: Após internação, marido de Rita Lee reforça pedido de respeito à privacidade

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de SP desapropria área na Barra do Sahy para construção de moradias para vítimas

Após caso de machismo, deputada propõe projeto de lei que proíbe armas d'água no carnaval

Sobe para 57 o número de mortes registradas no litoral de São Paulo

Após caso de ex-mulher de Bolsonaro, entenda como brasileiro nato pode perder cidadania

Covid-19: Brasil registra menor média móvel de casos em 2023