Greta Thunberg, ativista ambiental sueca, é detida na Noruega
Thunberg foi detida junto com outros ativistas após bloquearem uma das portas do Ministério das Finanças do país
01/03/2023 07h22
A ativista sueca Greta Thunberg foi detida na manhã desta quarta-feira (1º) em Oslo, na Noruega. Ela participava de um protesto com ativistas indígenas da região contra a instalação de turbinas eólicas em áreas que pertencem ao povo originário Sami.
Thunberg foi detida junto com outros ativistas após bloquearem uma das portas do Ministério das Finanças do país. Até o momento, a polícia não informou se ela segue presa ou se já foi liberada.
Ativistas indígenas e ambientalistas pedem ao governo norueguês que as turbinas eólicas na região de Fosen, onde ficam as terras Sami, sejam removidas.
Leia também: Acidente entre trens na Grécia deixa 36 mortos e 130 feridos
Independiente Del Valle bate o Flamengo nos pênaltis e conquista a Recopa Sul-Americana
Em 2021, a Suprema Corte do país decidiu que os dois parques eólicos construídos na área, no centro da Noruega, violaram os direitos do povo originário sob convenções internacionais.
Entretanto, as turbinas seguem em operação mesmo após a decisão judicial. Por conta disso, os manifestantes decidiram bloquear o acesso a vários prédios do governo em Oslo em forma de protesto.
Segundo a Unesco, há cerca de 80 mil integrantes do povo Sami no norte da Noruega, na Finlândia, na Rússia e na Suécia. Porém, o grupo vem sendo ameaçado pela expansão de ferrovias, a exploração de madeira e a construção de barragens na região.
REDES SOCIAIS