Notícias

Lula transfere agência de inteligência do GSI para comando da Casa Civil

Com a transferência para a Casa Civil, a Abin, principal órgão de inteligência brasileiro, deixa de estar sob guarda-chuva de um órgão militar


02/03/2023 06h58

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) transferiu a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para a Casa Civil, chefiada pelo ministro Rui Costa. A medida foi publicada nesta quinta-feira (2) no Diário Oficial da União (DOU) e já está oficializada. Antes, a Abin integrava o GSI (Gabinete de Segurança Institucional).

O GSI é comandado pelo general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias, que chefiou a segurança da presidência da República durante os dois primeiros mandatos de Lula.

Leia também: Ex-namorada de Pedrinho, atacante do São Paulo, registra Boletim de Ocorrência contra o jogador por agressão

Lula defende trabalho digno e salário justo em encontro com dirigentes sindicais internacionais

Com a transferência para a Casa Civil, a Abin, principal órgão de inteligência brasileiro, deixa de estar sob guarda-chuva de um órgão militar.

No dia 8 de janeiro, antes da invasão de bolsonaristas radicais à sede dos três Poderes, a Abin alertou autoridades locais de segurança do Distrito Federal sobre bolsonaristas que incitavam uma possível invasão e depredação dos prédios públicos.

Os alertas foram feitos por volta das 9h e 10h. O deslocamento dos terroristas para a Esplanada dos Ministérios começou por volta das 14h. Entre os dias 8 e 9 de janeiro, foram presas 1.400 pessoas. Destas, 767 permaneciam presas até a última terça-feira (28).

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula defende trabalho digno e salário justo em encontro com dirigentes sindicais internacionais

Secretaria de Saúde distribui mais 1,9 milhão de doses de Pfizer Bivalente ao estado de SP

Governo relança programa Bolsa Família nesta quinta-feira (2)

Protesto contra reforma judicial acaba em confronto em Israel

Filho de Rita Lee desmente morte da cantora: "Ela está bem"