O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por vídeo, nesta quinta-feira (2), com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Os dois conversam sobre a guerra no país europeu, o conflito completou um ano no final de fevereiro.
O petista afirmou que está disposto a participar de qualquer esforço para reunir um grupo de nações capazes de conversar com ambos os lados do conflito para promover a paz.
Leia mais: Lula diz que economia “não cresceu nada” em 2022
Lula destacou que “o Brasil defende a integridade territorial da Ucrânia” e que por isso votou favoravelmente a recente resolução da ONU.
"Tive uma reunião por vídeo agora com o presidente da Ucrânia, Zelensky. Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém”, escreveu o presidente em uma rede social.
Na conversa, o presidente ucraniano também convidou Lula para visitar o seu país para que os mandatários se reúnam pessoalmente.
Leia também: “Não estamos trabalhando com perspectiva de recessão”, afirma Fernando Haddad
Telefonei para o presidente Lula. Obrigado por apoiar nossa resolução nas Nações Unidas. Destacamos a importância de defender o princípio da soberania e integridade territorial dos Estados. Também discutimos os esforços diplomáticos para trazer a paz de volta à :ucrânia: e ao mundo”, pontuou Zelensky em uma rede social.
REDES SOCIAIS