Notícias

STF torna Eduardo Bolsonaro em réu por difamação contra Tabata Amaral

Caso envolve ataques do deputado nas redes sociais sobre projeto de distribuição de absorventes íntimos, de autoria dela


03/03/2023 22h36

Por seis votos a cinco, o Supremo Tribunal Federal (STF) transformou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL/SP) em réu por difamação contra a também deputada Tabata Amaral (PSB/SP).

O caso está relacionado a publicações de Bolsonaro nas redes sociais sobre um projeto de lei que tratava de distribuição de absorventes íntimos. Amaral é uma das responsáveis pela proposta.

O deputado afirmou que a proposta parecia querer atender ao lobby do empresário Jorge Paulo Lemann, apontado por Eduardo como mentor e patrocinador de Tabata e um dos donos de uma fabricante de produtos de higiene.

Em depoimento, Tabata afirmou que as publicações não estão amparadas pela imunidade parlamentar e nem pela liberdade de expressão. Bolsonaro se defendeu dizendo que falas estão inseridas no debate político, estando protegida pela imunidade parlamentar.

Leia também: Roda Viva entrevista Cármen Lúcia, ministra do STF e do TSE, nesta segunda-feira (6)

Em maio de 2022, o ministro Dias Toffoli chegou a rejeitar a queixa-crime alegando que as palavras do filho do presidente estavam dentro de um contexto de disputa política. Além disso, afirmou que o caso sabia ao Conselho de Ética da Câmara.

A deputada recorreu e a situação mudou. Toffoli manteve seu voto e contou com o apoio de Ricardo Lewandowski, André Mendonça, Luiz Fux e Nunes Marques. Votaram a favor de Amaral os ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Rosa Weber e Edson Fachin.

A defesa de Bolsonaro ainda pode recorrer. Após essa fase, o STF deve iniciar a produção de provas da ação penal.

Leia também: AGU pede condenação de R$ 100 milhões a financiadores de atos golpistas por dano moral coletivo

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ruy Castro toma posse como novo membro da Academia Brasileira de Letras

Luiza Trajano vai participar de Conselho Econômico no governo Lula

AGU pede condenação de R$ 100 milhões a financiadores de atos golpistas por dano moral coletivo

Jair Bolsonaro viaja a Washington para encontro com Donald Trump em evento conservador

Biópsia de Joe Biden confirma lesão cancerígena na pele