Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução - Renan Olaz/CMRJ
Reprodução - Renan Olaz/CMRJ

Os assassinatos de Marielle Franco e Anderson Gomes completam exatos cinco anos nesta terça-feira (14). No dia 14 de março de 2018, a vereadora carioca do PSOL, assim como o motorista, foi alvejada por tiros dentro de um carro na Rua Joaquim Palhares, no bairro do Estácio, que fica na Região Central do Rio de Janeiro.

Além das duas vítimas fatais, a assessora da política também se encontrava dentro do veículo e foi atingida por estilhaços, mas sobreviveu. 

Naquela noite, Marielle havia participado de um evento chamado  "Jovens Negras Movendo as Estruturas". Horas depois, ela recebeu pelo menos três tiros na cabeça e um no pescoço.

Leia mais: Ex-ministro Eliseu Padilha morre aos 77 anos

Marcelo Tas entrevista médico do sono no Provoca desta terça  (14)

Até o momento, o policial militar reformado Ronnie Lessa e o ex-policial militar Elcio Vieira de Queiroz foram presos e denunciados pelos crimes de homicídio qualificado. A pessoa que arquitetou o crime, no entanto, ainda não foi descoberta.

A socióloga e ativista foi eleita em 2016. Durante sua vida, ela defendeu pautas como o feminismo e os direitos humanos. A política também denunciou diversos casos de abuso policial em comunidades carentes da capital fluminense.

Recentemente, o Governo Federal transformou 14 de março no Dia Nacional Marielle Franco, data com foco no enfrentamento à violência política de gênero e de raça.