Notícias

Ministério da Justiça autoriza intervenção em presídios do Rio Grande do Norte

A Secretaria de Segurança afirma que os ataques são motivados por reivindicações de presos, como televisão e visita íntima


16/03/2023 06h58

O Ministério da Justiça autorizou o emprego da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária nos presídios do Rio Grande do Norte por um período de 30 dias.

De acordo com a publicação no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (15), a Força-Tarefa vai "exercer a coordenação das ações das atividades dos serviços de guarda, de vigilância e de custódia de presos".

Ao todo, pelo menos 29 cidades do estado foram alvos de ataques desde a madrugada de terça-feira (14). O secretário estadual de Segurança Pública, coronel Francisco Araújo, afirmou que os ataques são motivados por reivindicações de presos, como televisão e visita íntima.

Leia também: Gianni Infantino é reeleito presidente da Fifa até 2027 e promete desenvolver ainda mais o futebol

Tenista brasileira Bia Haddad avança para semifinal de duplas de Indian Wells sem entrar em quadra

A Secretaria de Segurança ainda afirma que as ordens teriam partido de dentro da Penitenciária de Alcaçuz, a maior unidade prisional do estado, localizada em Nísia Floresta, na Grande Natal.

Por meio de nota, o Ministério da Justiça explicou que a "ação não configura o instituto da intervenção federal no Estado do Rio Grande do Norte e presta-se a amparar técnica e juridicamente as atividades de cooperação integrada de apoio ao estado potiguar".

O Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), durante inspeções realizadas em novembro de 2022, apontou tortura, comida estragada e contaminação proposital por tuberculose em presídios do Rio Grande do Norte.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia não indicia Thiago Schutz pelo crime de ameaça, mas mantém medida cautelar às vítimas

“O papel do Estado é cuidar das pessoas”, diz Lula em lançamento do Pronasci

Ibaneis Rocha comemora volta ao cargo de governador do DF: “Vou trabalhar muito”

Aliado de Tarcísio de Freitas, deputado estadual André do Prado é eleito novo presidente da Alesp

Alexandre de Moraes autoriza que Ibaneis Rocha retorne ao governo do DF