A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou a eficácia das vacinas bivalentes BA.1 e BA.4/BA.5, produzidas pela empresa Pfizer, contra a Covid-19.
Em nota oficial divulgada nesta sexta-feira (17), o órgão destaca que os imunizantes podem ser utilizados dentro do prazo de 18 meses, a partir da data de fabricação dos produtos.
Anteriormente, o período para aplicação era de até 12 meses, entretanto, a ampliação ocorreu mediante medidas de comunicação e de rastreabilidade dos lotes. Entre elas está a inclusão no portal eletrônico da Pfizer e no portal eletrônico Comirnaty Education da listagem de todos os lotes disponíveis no Brasil e dos seus respectivos prazos de validade, para consulta dos cidadãos e profissionais de saúde.
Leia também: Casos de dengue, chikungunya e zika crescem em todo Brasil e preocupam autoridades
“As vacinas são seguras, eficazes e podem ser utilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, conforme os estudos de estabilidade avaliados e aprovados pela Agência”, garante a diretora Meiruze Sousa Freitas.
As vacinas bivalentes, autorizadas para uso como dose de reforço na população a partir de 12 anos, oferecem proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, como a Ômicron.
Leia também: Helicóptero cai na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo; acidente deixou quatro mortos
REDES SOCIAIS