Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Dando sequência à programação especial no Mês da Mulher, o Roda Viva recebe nesta segunda-feira (20) Sonia Guajajara, a ministra dos Povos Indígenas.

Em pergunta feita pela apresentadora Vera Magalhães, a ministra responde sobre o Projeto de Lei que busca regulamentar a exploração de recursos minerais em terras indígenas, e uma das pautas do marco temporal, "vamos continuar lutando para o PL 191 não seja aprovado", diz Sonia Guajajara.

"No início do governo o GSI, já com o comando de Lula, houve uma controversa que acabou endossando junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma decisão do ex-presidente Bolsonaro. O inquérito dava permissão a uma pesquisa de minério de ouro no Território Yanomami. A pergunta é: quem vai arbitrar quando houver essas controversas?", pergunta a apresentadora. 

"Eu acho que estamos dizendo isso todo dia, e acho que temos que ficar lembrando. Se é ilegal, todo mundo tem que combater", enfatiza ministra. 

Leia também: “Raiz do problema não é a saúde, mas o garimpo ilegal”, diz Sonia Guajajara sobre Yanomamis


"O presidente Lula solicitou da Agência Nacional de Mineração, essas informações [referente ao minério de ouro]. Antes de ser ministra eu já vinha pedindo essa suspensão, e é importante sabermos quem são essas mineradoras", comenta Sonia. 

"Nós continuamos defendendo que o mundo hoje urge pela proteção da biodiversidade, do meio ambiente, e nós não podemos legalizar essa destruição", finaliza a ministra

Participam da bancada de entrevistadores Luana Genot, diretora executiva do ID_BR, Rubens Valente, jornalista da Agência Pública, Gustavo Faleiros, editor de investigações ambientais do Pulitzer Center, Helena Corezomaé, repórter do portal Primeira Página (MT), e Leticia Leite, repórter colaboradora em SUMAÚMA: Jornalismo do centro do mundo.

Com apresentação de Vera Magalhães, a entrevista vai ao ar ao vivo, a partir das 22h, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.

Assista ao programa na íntegra

Leia também: "A demarcação das terras indígenas é crucial", diz ministra Sonia Guajajara