Notícias

Com estoque crítico de plaquetas e sangue, A.C. Camargo Cancer Center pede por doações

Ao doar 470 ml de sangue, uma pessoa pode salvar a vida de até quatro pacientes; procedimento leva cerca de 40 minutos


22/03/2023 10h57

O banco de sangue do A.C. Camargo Cancer Center está com baixa de plaquetas e sangue, com os tipos A- e O- entre as principais demandas de urgência. 

De acordo com a instituição, o estado é crítico e, no momento, a unidade conta com 18 plaquetas randômicas - feitas a partir de uma doação de sangue normal - e apenas 1 por aférese, que é realizada por meio de uma máquina em que somente as plaquetas são retiradas.

Os pacientes com câncer sofrem redução do nível de plaquetas no sangue em decorrência do tratamento oncológico e do próprio diagnóstico. Cerca de 60% das transfusões realizadas no A.C. Camargo Cancer Center são de plaquetas. O estoque de sangue também é essencial porque a quimioterapia/radioterapia pode levar à queda da produção do próprio sangue e a necessidade de transfusão é recorrente.

“Podemos dizer que o paciente oncológico é um grande ‘consumidor’ de plaquetas e, por isso, é tão importante manter nossos estoques de sangue constantes”, explica Marta Lemos, médica responsável pelo banco de sangue da instituição.

Leia também: Padre Kelmon processa igreja que negou sua participação na instituição

Protocolo de segurança

Com protocolo de segurança contra a Covid-19 ainda em vigor, o banco de sangue conta com fluxo protegido e alocação fora do ambiente hospitalar. Os doadores podem comparecer sem agendar, mas para aumentar a agilidade de atendimento, a orientação é fazer o agendamento pelo site do hospital, chat ou por telefone.

Os pré-requisitos para doação de plaquetas são semelhantes aos de uma doação de sangue. Podem doar aqueles que tenham de 18 a 65 anos - menores, com 16 e 17 anos, podem doar acompanhados do responsável legal e consentimento formal por escrito - com 60 quilos ou mais e sem nenhuma doença crônica.

Cada pessoa doa de uma vez, no máximo, 470 ml de sangue, o que pode salvar a vida de até quatro pacientes. O procedimento leva cerca de 40 minutos e em menos de 24 horas o organismo já consegue repor a quantidade que foi retirada.

Condições para doação diante das vacinas:

Os doadores que tomaram a vacina contra Covid-19 da Astrazeneca/Fiocruz, Pfizer e Janssen devem aguardar sete dias para realizar a doação. Já quem tomou o imunizante da Sinovac/Butantan deve aguardar 48 horas.

Quem testou positivo para o vírus deve aguardar 10 dias após o término dos sintomas para doar e aos que tiveram contato com casos positivos, a doação pode ser feita após 15 dias do contato e apenas se não apresentar nenhum sintoma.

Avaliação de outras vacinas e condição clínica do doador será realizada a cada doação, visando a proteção e segurança do doador e do paciente que receberá o sangue. Já aqueles que tomaram o imunizante contra a Influenza devem aguardar 48 horas.

Leia também: Ataque russo deixa três mortos em escola profissionalizante na Ucrânia, diz governo local

Serviço

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 15h. O Banco de Sangue não abre aos domingos e feriados.

Endereço: Rua Castro Alves, 131, Aclimação, São Paulo - SP.

Telefone: (11) 2189-5000 - selecione a opção 5 do menu telefônico (agendamento de doação de sangue) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.



ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Censo tem dificuldade para registrar domicílios em favelas por falta de endereço, diz IBGE

Raposo Shopping promove feira de adoção de gatos neste sábado (25)

STF volta a julgar regras para a autorização de serviços de transporte rodoviário

Estúdio de telejornal treme ao vivo após terremoto no Paquistão

Frentista que ateou fogo em cliente é preso em Curitiba (PR)