Coreia do Norte testa novo drone submarino de ataque nuclear, segundo agência local
Investida se dá como uma resposta aos exercícios militares da Coreia do Sul, realizados em conjunto com os EUA
24/03/2023 09h24
A agência estatal de notícias KCNA, da República Popular Democrática da Coreia (conhecida apenas como "Coreia Popular" ou "Coreia do Norte"), informou nesta sexta-feira (24) que a ala militar da nação, chefiada por Kim Jong-un, testou, durante a semana, um novo drone submarino de ataque nuclear.
A investida se dá como uma resposta aos exercícios militares da Coreia do Sul, realizados em conjunto com os Estados Unidos.
O dispositivo “pode ser implantado em qualquer costa e porto ou ser rebocado por um navio de superfície para operação”, aponta a KCNA. Ainda de acordo com o governo local, o armamento poderia até mesmo "causar um tsunami radioativo de grande escala".
Leia mais: Metrô de SP apresenta proposta ao sindicato para que a greve seja encerrada
Viagem de Lula para a China é adiada após presidente ser diagnosticado com pneumonia leve
Recentemente, a Coreia Popular realizou exercícios táticos combinados para aprimorar a capacidade de um eventual contra-ataque.
Vale lembrar que as duas porções coreanas – divisão estabelecida artificialmente (os cidadãos locais enxergam a nação como uma só) após a invasão norte-americana no país – estão apenas em armistício (acordo formal por parte de ambas as partes para que as lutas sejam interrompidas) desde os anos 1950.
REDES SOCIAIS